night e cia
InicialDestaquesTop20AgendaCasasCinemaFotosRevistaBlogColunistasContato
COLUNISTA

André Duba

WEB MASTER - GAMER @andrenatty

A quinta geração do Play Station chegou!

29.1.21      Texto: André Duba      Fotos: Divulgação

O PlayStation 5 chega com mais novidades do que apenas seu visual robusto. Com um SSD, na família de consoles da Sony, o PS5 traz suporte a 4K e 8K, HDR, ray tracing e até 120 qps. O retorno tátil do DualSense também conta com gatilhos que se adaptam às ações e a nova interface de usuário ganhou aprimoramentos. Com dois modelos à venda (com e sem disco), o PS5 é uma boa evolução em relação ao PS4

GRANDE, ROBUSTO E BONITO

Com uma única carcaça, o PlayStation 5 parece ser feito de quatro peças separadas: a parte preta e brilhante é o "recheio do sanduíche", finalizado por um par de placas brancas de plástico e uma base removível, que permite escolher em deixar o console na horizontal ou vertical. Comparado aos consoles anteriores da Sony ele é grande e pesado, há sempre o temor das laterais brancas baterem em algum lugar e acabar quebrando alguma ponta. Segundo o próprio manual, o PlayStation 5 pesa 4,5 Kg e tem as dimensões de 39 x 10,4 x 26 cm (largura x altura x profundidade). Essas medidas excluem as partes com projeções. Mas se quiser ter uma ideia da altura real do PS5, estando ele em pé, é mais ou menos o equivalente a 27 caixas de jogos do PS4 empilhadas.

DUALSENSE, O “NOVO” CONTROLE

O DualSense é um pouco mais pesado que o DualShock 4, mas longe de ser desconfortável. A sensibilidade do feedback háptico é mesmo muito boa, é possível ouvir e sentir, por meio do áudio e vibrações do próprio controle. 

Os gatilhos nos ombros do Dualsense têm uma boa pegada e o L2 e o R2 possuem uma leve curvatura para cima, o que deve evitar um pouco que os dedos escorreguem. O touchpad ficou maior, em relação ao modelo do PS4. Já os direcionais e botões de ação ficaram transparentes.

DESEMPENHO, LOADINGS E RETROCOMPATIBILIDADE

Uma grande diferença será sentida por quem, assim como eu, é dono do primeiro modelo de um PS4. Esperar os carregamentos demorados para ações que deveriam ser básicas num jogo, como: sair do menu inicial do game e começar a jogar, ou mesmo fazer viagens rápidas (que ao menos deveriam ser) pelo mapa. Pois agora temos um SSD no PS5.

Dentre estar num jogo, sair para o menu principal e entrar em outro jogo, por exemplo, leva-se menos de 10 segundos (se já estiver ágil no uso do DualSense).

O sistema de ventilação do PS5, cumpriu muito bem o seu papel. Mesmo com um console desse tamanho, e com todo o poder de processamento, o único barulho ouvido foi do bip para ligá-lo. Sobre conectores, o PlayStation 5 tem na sua parte frontal os botões para ligar/desligar e eject, uma porta USB Tipo-A e uma porta USB Tipo-C. Se o modelo for com disco, o drive também fica na frente. Na parte traseira, o console traz duas USB Tipo-A 3.1, uma porta de rede LAN, entrada HDMI e o conector para o cabo de energia.

A retrocompatibilidade do PlayStation 5 vai funcionar. O console é compatível com games de PS4, mas nem todos. Alguns poucos ficam de fora e outros possuem melhorias gráficas e outros incrementos.

CONCLUSÃO

O PlayStation 5 chegou ao Brasil em novembro de 2020 e tem os preços que vão de R$ 4.000,00 até R$ 6.000,00. O salto tecnológico do PS4 para o PS5 é cristalino, destaque especial para a agilidade dos carregamentos, e realmente pode-se sentir e experimentar que este é um console da nova geração. O design é um pouco diferenciado, com um ar futurista e pontas sobressaindo pelas laterais, o que faz dele não muito prático para acomodar em qualquer lugar na sala ou quarto.

O DualSense é muito confortável de usar, particularmente achei ele bem bonito, e espero que mais jogos façam bom uso do que ele tem a oferecer. O feedback háptico realmente funciona e dá um boost na hora da imersão.

Se está pensando em comprar o PS5 ou vai esperar um pouco (mesmo com a redução do preço ele continua caro) é provável que fará um bom investimento numa plataforma de jogos e mídia ágil e com grande poder de fogo para esta nova geração de consoles.

por André Huscher
por Dani Rebelo
por Dani Rebelo
por André Duba
por Heydi Costa
por André Huscher
por Manoella Deschamps
por Manoella Deschamps
por André Huscher
por Dani Rebelo
por Manoella Deschamps
por Dani Rebelo
por Heydi Costa
por Manoella Deschamps
ARQUIVOS 2021

JUNHO
MAIO
ABRIL
MARçO
FEVEREIRO
JANEIRO


ARQUIVOS 2020

DEZEMBRO
OUTUBRO
AGOSTO
JULHO
JUNHO
MARçO
FEVEREIRO
JANEIRO


night e cia - Todos os direitos reservados. Copyright 2003-2021



Rua Anita Garibaldi, 425, Itajaí - SC - Brasil - CEP: 88303 020
Info.: 47 3344-8600
E-mail: direcao@nightecia.com.br
Oi,
me dá seu e-mail?