night e cia
InicialDestaquesTop20AgendaCasasCinemaFotosRevistaBlogColunistasContato
COLUNISTA

Eduardo Oliveira

CORRETOR DE IMÓVEIS ESPECIALIZADO EM MERCADO DE LUXO @eduolliveira

Um pouco sobre a História de Balneário Camboriú

29.1.21      Texto: Eduardo Oliveira      Fotos: Divulgação

O artigo de hoje é sobre a orla mais charmosa do sul do país e um pouco da história da construção civil!

Poucos cenários são tão fotografados no Litoral de Santa Catarina como a Praia Central de Balneário Camboriú. A Ilha das Cabras, as ondas, o mar de guarda-sóis na areia durante o verão. Um conjunto que mereceu uma moldura à altura: a Avenida Atlântica, que contorna o principal cartão-postal da cidade.

A avenida, coroada pelos arranha-céus, é uma atração turística à parte. Objeto de desejo, com imóveis milionários, e corredor gastronômico da Capital Turística de Santa Catarina, a via transformou-se junto com a cidade ao longo dos 56 anos de história oficial, desde a emancipação.

Naquele tempo, Balneário Camboriú ainda era a praia de Camboriú. Um bairro da cidade que, hoje, é vizinha. Lugar onde os moradores do Vale do Itajaí costumavam passar as férias.

Com esse avanço começaram a surgir os primeiros predios de Balneário Camboriú. O primeiro edifício de apartamentos construído na cidade com mais de 2 andares foi o Edifício Eliane, localizado na Avenida Brasil, nº 1090, existente até hoje, que inaugurou o início da construção civil. 

Outro que se destacou foi o Hotel Fischer, inaugurado em dezembro de 1957.  Adolfo Fischer lançou o primeiro hotel considerado de luxo. Foi o primeiro de Balneário Camboriú a ter banheiro em todos os quartos, e essa infraestrutura era única em todo o litoral catarinense.

Ao longo de sua história, recebeu hóspedes de renome e importância internacional, como o ex-presidente da República João Goulart (1919-1976), que costumava frequentar o hotel até construir sua casa de veraneio onde hoje está o restaurante Lago da Sereia (Avenida Atlântica, esquina com a Rua 4600).

Os antigos moradores da cidade contam que o presidente era uma pessoa muito acessível, e que a esposa e os filhos ficavam meses na cidade, enquanto ele, por suas funções, viajava constantemente, mas sempre passava os finais de semana com a família na praia.

Logo em seguida, na década de 70 foi a vez da inauguração do Marambaia Cassino Hotel, famoso até hoje e procurado por turistas do mundo inteiro. Na ocasião, a cidade foi retratada como local de atrações intermináveis.

Foi a expansão da Praia de Camboriú que incentivou o presidente João Goulart, proprietário de uma casa de veraneio na cidade, a alterar o curso da BR 101 para que passasse pelo município. Com a BR cortando a cidade o crescimento explodiu e deu início ao polo turístico crescente ano a ano até se transformar no que temos hoje.

Também na década de 70 começaram a ser construídos prédios altos com destaque para o Edifício Imperatriz. O Imperatriz ganhou fama nacional por uma grande novidade: os elevadores panorâmicos e 30 pavimentos.

O traçado da Avenida Atlântica como é formado hoje foi resultado de uma empreitada, no mínimo, inusitada. E de uma boa dose de ousadia.

Na década de 1970, o então prefeito Gilberto Meirinho decidiu que a avenida deveria ser linear, e mandou derrubar as cercas das casas que ficavam na beira da praia na calada da noite.

Numa madrugada fria de julho, equipou dois caminhões com trilhos de trem no para-choque e saiu derrubando os muros da praia.

Mais tarde, obras de reurbanização, que desenharam o calçadão com os mosaicos em pedra portuguesa, garantiriam à avenida o apelido de “Copacabana” do Sul. Era final da década de 1980, época em que o turismo já estava consolidado.

Já na década de 80, foi o boom imobiliário, surgindo as grandes construtoras existentes até hoje, que continuam construíndo seus empreendimentos magníficos e cada vez mais altos, tornando Balneário Camboriú a cidade com os prédios mais altos do país.

por André Huscher
por Dani Rebelo
por Dani Rebelo
por André Duba
por Heydi Costa
por André Huscher
por Manoella Deschamps
por Manoella Deschamps
por André Huscher
por Dani Rebelo
por Manoella Deschamps
por Dani Rebelo
por Heydi Costa
por Manoella Deschamps
ARQUIVOS 2021

JUNHO
MAIO
ABRIL
MARçO
FEVEREIRO
JANEIRO


ARQUIVOS 2020

DEZEMBRO
OUTUBRO
AGOSTO
JULHO
JUNHO
MARçO
FEVEREIRO
JANEIRO


night e cia - Todos os direitos reservados. Copyright 2003-2021



Rua Anita Garibaldi, 425, Itajaí - SC - Brasil - CEP: 88303 020
Info.: 47 3344-8600
E-mail: direcao@nightecia.com.br
Oi,
me dá seu e-mail?